Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 2.1/5 (10 votos)




Partilhe esta Página


Curiosidades
Curiosidades

Os animais mais venenosos do mundo


Em nosso mundo existe uma grande variedade de animais venenosos e peçonhentos, alguns com o poder de matar em poucos minutos, outros aparentemente inofensivos, mas que podem matar rapidamente aqueles que atacam, mas quem nunca teve medo de cobras ou de sapos? A maioria das pessoas tem fobia desses animais e não era de se esperar, eles assustam mesmo. 

Abaixo citarei alguns animais venenosos e peçonhentos.


 Box Jellyfish ou Cubomedusae (Água-viva mortal)



A Box Jellyfish é responsável na Austrália por mais mortes que Tubarões, Crocodilos e Cobras.
 A toxina presente nos tentáculos que chegam à muitos metros de comprimento, é tão forte, que os poucos sobreviventes de um encontro com uma Box Jellyfish, descrevem a dor mais como um choque elétrico constante, do que uma queimadura. Após o contato, a pessoa provavelmente sairá do mar gritando, e irá desmaiar na areia com marcas no corpo, como se fossem chicotadas.
Dependendo da extensão da área afetada, parada Cárdio-Respiratória, ocorre em menos de 3 minutos, sendo necessário a aplicação de respiração boca a boca e compressão torácica. 
Atuando sobre o sistema nervoso, pode provocar na vítima, no espaço de minutos, uma transpiração abundante, cegueira, falta de ar e morte. Alguns biólogos classificaram o veneno deste como o mais potente de todos.
 
 
Baiacu, peixe-balão ou Fugu
 
  O baiacu é um peixe que possui um dos mais exóticos sistemas de defesa do reino animal: quando se sente ameaçado por um predador ou por algum outro fator e, dessa forma, fica assustado ou irritado, ele enche o corpo de água ou o infla como se fosse uma bola de borracha ou uma bexiga.

  Muito comum em águas costeiras, o baiacu prefere ambientes de recifes de corais, embora seja encontrado desde os costões das ilhas oceânicas até os estuários e mangues. Mal nadador, ele quase nunca consegue esquivar-se com facilidade dos predadores. Utiliza, então, para se defender, os espinhos presentes no corpo (o que fazem enchendo o estômago de ar e água) e as mandíbulas poderosas que possui, dotadas de dentes grandes.

  A carne do baiacu é muito apreciada na culinária mundial, em especial no Japão, onde a iguaria é conhecida como “fugu” e um prato dificilmente custa menos de 50 dólares o cuidado é tão grande no Japão que apenas depois de dois anos de prática na limpeza os “Fugu Choorisi”, profissionais especializados nesse trabalho, podem executá-lo. Porém, mesmo como todo esse cuidado, ainda há casos de morte no país.. No entanto, é também um dos pratos mais controversos da culinária mundial. Cerca de cinco pessoas morrem todos os anos – e muitas outras são internadas – por ingerirem junto com a carne um poderoso veneno escondido no organismo do peixe. A substância, altamente tóxica, é denominada “Tetrodotoxina” e fica armazenada em uma pequena bolsa situada junto ao aparelho digestivo do peixe.

  A Tetrodotoxina é uma neurotoxina 1.200 vezes mais mortal do que o cianeto. Apenas dois gramas dela são suficientes para matar uma pessoa. Já a quantidade total encontrada em único peixe é capaz de vitimar fatalmente 30 pessoas.
 
 
Peixe-pedra (Synanceia verrucosa)
 
  O peixe-pedra (Synanceia verrucosa) é considerado o peixe venenoso mais perigoso pois sua picada pode ser fatal ao ser humano. É encontrado em águas rasas nos Oceanos Pacífico e Índico, e mede entre trinta e sessenta centímetros. Sua dieta consiste principalmente em peixes pequenos e crustáceos. Sua cor marrom-esverdeada confere ao peixe-pedra a capacidade de se camuflar entre as pedras em recifes tropicais, transformando-o num alvo fácil de ser pisado acidentalmente por uma pessoa. 
 
 A região dorsal tem espinhos que liberam uma toxina venenosa. Se ela for injetada em uma pessoa, causa dor intensa, conhecida como a dor mais terrível de todas. Dependendo da profundidade da penetração no ferimento, pode ocorrer choque, paralisia e morte de tecidos. Se não for tratada nas primeiras horas, o nível de toxidade pode ser fatal para os seres humanos. 

Polvo-de-anéis-azuis

   O polvo-de-anéis-azuis (Hapalochlaena maculosa) é uma espécie de polvo conhecida pelos visíveis anéis azuis no seu corpo e pelo veneno muito poderoso que possui. O polvo de anéis azuis vive na costa da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm.

  A sua dieta consiste tipicamente de caranguejos pequenos e camarão, mas pode também alimentar-se de peixes quando a oportunidade surge. Ele salta para a presa, morde-a e usa o seu bico para a rasgar aos poucos. Suga a carne para fora do exoesqueleto do crustáceo. Em condições de laboratório foram vistos em atos de canibalismo, comendo elementos da mesma espécie, embora isto não seja observado na natureza.

  O seu veneno é um grande coquetel de compostos tóxicos conhecidos como tetrodotoxina, é capaz de matar as vítimas com grande facilidade, sendo que uma dose é capaz de matar 20 homens. Se equipara ao veneno do Conus, um caracol marinho igualmente venenoso. Poucas vezes se pensaria num polvo como um animal venenoso e, contudo, esta espécie que habita na Grande Barreira de Coral Australiana, é um dos animais mais venenosos do planeta. A quantidade de veneno de uma mordedura deste polvo, é suficiente para matar em poucos minutos vinte pessoas ou um animal do tamanho de um búfalo com cerca de 1.200Kg. Por sorte, os acidentes com humanos são raríssimos, pois não há antídoto para o veneno deste polvo.


Caracol Conus

 Seu veneno é um coquetel de moléculas peptídicas neurotóxicas.

  Essa espécie de caracol, cujo nome científico é Connus pannaeus possui um veneno poderosíssimo formado por centenas de compostos, muitos deles encontrados até em venenos de cobra. Possui um substância que é particularmente centenas de vezes mais potente que a morfina. Pesquisas revelam que apenas uma gota do veneno desse “dócil” animal é suficiente para matar 20 pessoas adultas.
 
Por ter uma concha de rara beleza, algumas pessoas acabam morrendo por pegarem este animal, de forma incauta, por desconhecerem os perigos enormes do seu veneno.

Rã-flecha-dourada ou Phyllobates terribilis

 

  São encontradas na da América do Sul, mais precisamente Amazônia as Phyllobates terribilis são uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Em relação ao peso e ao tamanho, este é o animal consagrado como sendo o vertebrado mais venenoso do planeta, com veneno suficiente para matar várias pessoas, é possívelmente o anfíbio mais venenoso já encontrado na Terra. Seu veneno é usado pela tribo Emberá da Colômbia para envenenar a ponta dos dardos utilizados para a caça. Esse veneno é tão letal que os dardos permanecem com capacidade de matar as caças por até três anos após o contato com o veneno.

 

Mais de 100 toxinas foram identificadas nesta rã.

 

  O veneno em destaque é a homobatracotoxina, um composto químico mortal cujo único sintoma é a falência múltipla dos órgãos, o veneno alcalóide desta rã, causa parada respiratória imediata e um único adulto do P.Terribilis tem homobatracotoxina suficiente para matar 20.000 cobaias ou 100 pessoas.

 

 

Serpente marinha de bico


          

 

Essa cobra marinha é encontrada nas águas do sudeste asiático e na Austrália setentrional. É a serpente mais venenosa do mundo: alguns miligramas de seu veneno são fortes o suficiente para matar 1.000 pessoas. Porém, menos de um quarto de suas mordidas contém veneno; elas são relativamente dóceis.

 

Pescadores são geralmente as vítimas dessas picadas, quando encontram as espécies em redes lançadas ao mar.




 


Serpente de barriga amarela (Pelamis platurus)


 É uma espécie de serpente marinha encontrada em águas oceânicas tropicais ao redor do mundo. Apesar de seu veneno ser muito potente, a Pelamis platurus representa uma ameaça menor do que as outras cobras. Mesmo que a sua toxicidade seja um quarto da serpente do mar de bico, ela ainda é potencialmente letal. A serpente marinha de barriga amarela é cerca de 10 vezes mais venenosa do que a cobra egípcia (Naja), mas ela oferece uma quantidade muito menor de veneno. Na Austrália estas cobras são raramente agressivas e mordidas são incomuns. Seu veneno pode causar danos ao músculo, com conseqüente mioglobinúria, paralisia neuromuscular ou dano renal.


Sapo-boi-azul ou Dendrobates azureus


 


 Uma espécie amplamente distribuída no Suriname, Guiana e Brasil, O sapo-boi-azul Possui uma pele de cor azul metálica, com manchas negras. Estas cores chamativas advertem os possíveis predadores de que a espécie contém um potente veneno neurotóxico na pele. 

 É uma espécie vulnerável à extinção. Como todos os anfíbios, o sapo-boi-azul é muito sensível às mudanças climáticas e à poluição. Além disso, sofre com o tráfico, já que é uma espécie muito apreciada por criadores.








Cobra Inland Taipan


  A espécie inland taipan (Oxyuranus microlepidotus) é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquifazer, destruindo as células sanguineas, podendo ocorrer hemorragias internas), inoculado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno disponível em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. Mesmo depois de administrar o antídoto raramente uma vítima sobrevive.A espécie taipan comum, por sua vez, é considerada a terceira cobra mais venenosa do mundo. É da mesma família da cobra Coral e Naja.

 São encontradas principalmente no norte da Austrália e sul da Nova Guinea.




Cobra Naja


  Existem cerca de 30 espécies de naja que vivem na Ásia e na África e todas têm um veneno poderosíssimo. Se ele não for neutralizado por um antídoto, causa paralisia e pode levar à morte em poucas horas. Uma das espécies mais comuns é a naja-indiana, conhecida como naja-de-óculos porque tem na parte de trás de seu capuz um desenho que parece um par de óculos. Essas cobras podem ser encontradas nas florestas e plantações da Índia e do Paquistão.

Em alguns países do Oriente, encantadores de serpentes tocam flautas enquanto as najas ficam em pé em um cesto e parecem dançar.

Na verdade, elas não estão encantadas pela música, até porque as cobras são surdas. O que fazem é seguir os movimentos do instrumento, como fariam com qualquer outra coisa que estivesse em sua frente e pudesse ser uma ameaça.

 

Naja Cuspideira

 





Podem ser encontradas na África do Sul. 

 Algumas espécies de Naja possuem a capacidade de esguichar o veneno diretamente no predador sem precisar picá-lo, como um aviso para que o mesmo não chegue perto, o esguicho pode chegar a dois metros, mas varia em cada espécie. Estudos confirmam que elas calculam para mirar com precisão nos olhos, para causar cegueira temporária ou permanente e forte queimação, o que permite que tenham tempo de fugir.
















Cobra Cascavel


  As cascavéis encontram-se em todo o continente americano, é facilmente identificável pelo chocalho na ponta de sua cauda que produz um som para advertir a sua presença e espantar os animais de grande porte que lhe poderiam fazer mal. É uma óptima possibilidade de evitar o confronto. A maioria das espécies de cascavel tem veneno hemotóxico, que destrói tecidos, órgãos e causa coagulopatia (interrompe a coagulação do sangue). Cicatrizes permanentes são muito prováveis no caso de uma picada venenosa. Mesmo com tratamento imediato, sua mordida pode levar à perda de um membro ou à morte. Dificuldade em respirar, paralisia, salivação e hemorragias também são sintomas comuns. Mordidas de cascavel, especialmente de espécies maiores, são muitas vezes fatais. No entanto, antiveneno, quando aplicado a tempo, reduz a taxa de mortalidade para menos de 4%.

 


Mamba-negra


 É uma das cobras mais venenosas do mundo e também uma das mais rápidasÉ a cobra mais rápida do mundo, capaz de se deslocar a 20 km/h, no entanto usa essa velocidade para escapar do perigo e para atacar as suas presasO nome da cobra é mamba-negra devido à coloração da parte de dentro de sua boca.

O tamanho do animal pode variar entre 2,5 e 4 metros e pode ser encontrada no continente Africano.

Tem um bote muito rápido e seu veneno neurotóxico causa paralisia, se o local da picada for no pé ou na canela, a vitima pode morrer em até 4 horas. Se a picada for na região do tórax ou no rosto a vítima pode falecer em menos de 20 minutos. Sem o tratamento é mortal em 100% dos casos.

Uma curiosidade, é que mesmo sendo um dos venenos mais letais do mundo, ele pode ser usado como analgésico tão poderoso quanto a morfina, mas sem seus efeitos colaterais. O segredo é que  há peptpídeos em seu veneno, que os pesquisadores batizaram de "mambalgins" que causa efeito analgésico em ratos, porém ao contrário da morfina, este não causa efeitos indesejáveis como dificuldade para respirar, pois não afetam os receptores dos opioides.



Cobra Real


  É a maior cobra venenosa que existe, podendo ultrapassar os 6 metros de comprimento. É carnívora, alimenta-se de pequenos animais, e de outras cobras também. O seu nome científico, "Ophiophagus" significa literalmente "comedora de serpentes". Possui a capacidade de inocular grandes quantidades de veneno por mordida, o que a torna uma das serpentes mais letais. Numa só mordida ela pode libertar até sete mililitros de neurotoxina, suficiente para matar um elefante. Ao ser confrontada, é capaz de elevar um terço do seu corpo, ficando à altura de um humano adulto, e continuar a avançar para o ataque. Simultaneamente, abre as suas típicas abas, e emite um assustador sibilar, que soa como o rosnar de um cão.

As cobras-reais vivem principalmente nas florestas e planícies da Índia, sul da China e sudoeste asiático, e a sua cor varia significativamente de região para região. São mais conhecidas por serem a espécie preferida pelos encantadores de serpentes do sul da Ásia.



Cobra marrom ou Pseudonaja textilis

 

 

 Pode ser encontrada na Austrália e cresce até dois metros de comprimento. É uma das cobras mais mortais do mundo. Quando provocado ela achata seu pescoço antes de golpear, possuem movimento rápido, agressivo e são conhecidas por seu temperamento ruim. Possui veneno muito potente, principalmente neurotóxico, contendo fortes coagulantes e algumas propriedades destrutivas do sangue, causa paralisia progressiva. Uma única gota do seu veneno é suficiente para matar uma pessoa, as vítimas podem entrar em colapso dentro de alguns minutos.